Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2010

da impressão ao coração

As impressões são sempre profundamente intensas. A impressão que fica depois de uma briga, mesmo quando tudo já está às boas, sempre fica um rastro de tristeza no ar. A impressão de um momento muito feliz, você fica anestesiado por algum tempo. As impressões duram no mínimo horas. Outras, duram dias, semanas. E há aquelas que duram muitos e muitos anos, a exemplo do que os espíritas dizem sobre pressentimento, que são as impressões que ficam na gente depois de assistirmos, assim que nascemos, a um filme do que vamos viver. Os fatos em si são esquecidos, mas a emoção que sentimos fica ali guardada para sempre. Então, veja. As impressões ficam impressas no coração.

a escola da vida pode ser a escola

Numa sociedade em que cada vez mais se valoriza o ter em detrimento do ser, a educação é a oportunidade e talvez a última esperança de uma transformação real de toda a espécie humana. Mas não me refiro somente àquela educação que transporta da ignorância ao conhecimento. Defendo aqui algo muito maior que conhecimento. A sabedoria. Se é na escola que a gente aprende que o legal é ser inteligente, tirar boas notas, ter bons-modos, ser bem-sucedido, é nessa mesma escola que a gente aprende o que é a raiva, a inveja, o ciúme, a rejeição. No entanto, diferente daquele primeiro, essas últimas são lições que não se aprendem dentro de uma sala de aula. E se estamos falando de crianças, elas só vão saber lidar com isso de forma benéfica se tiverem a orientação correta - dos pais ou de educadores. Afinal, como todo sentimento novo, elas desconhecerão aquilo que estão sentindo, sofrerão e, sob um impulso do próprio instinto de sobrevivência, poderão ter atitudes que a própria escola certamente va...

há bens que vêm para o mal

Todos os dias um arrastão de pensamentos atropela todas aquelas pessoas bem arrumadas, bem perfumadas, bem plastificadas, bem endinheiradas, demonstrando que elas não estão nada bem consigo mesmas.

sonho de atemporalidade

Dessas vontades com idades, as minhas foram poucas. Apenas aos onze anos, quando passei a ter uma vontade absurda de ter treze. E depois, a vontade dos dezoito, para tirar carteira de motorista. Mas a partir de então, a vontade era doce, doce de infância. Vontade do tempo em que não se é besta e que não se pensa (a não ser na próxima brincadeira). Vontade da convivência que se vive. Vontade de não ter saudade.

Perfeito Amor Incondicional

Não. Você não tem ideia de como a presença dele é forte em mim. De como penso nele 24 horas, de como vejo o rosto dele 24 horas, de como estou com ele 24 horas. Você não tem ideia de como todas as noites desejo dormir para sonhar com ele. Você não tem ideia de como fazer aniversário é, para mim hoje, mais do que nunca, motivo de orgulho. Orgulho por ser do sangue dele, por ser parte dele, por ser um pouco dele, por nascer do amor dele.