Postagens

Mostrando postagens de 2007

Que venha 2008!

Não sou chegada a livros de auto-ajuda, mas este texto de Roberto Shinyashiki vale como uma boa chacoalhada. É o tipo da força que dá um beliscão na gente e faz acordar pra vida. Mostra bem que a única pessoa no mundo que pode atrapalhar nossos sonhos e o nosso sucesso somos nós mesmos. "Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes. O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina. A realização de um sonho depende de ...

Particípio mais-que-perfeito

Às vezes é difícil perceber o óbvio. O óbvio é claro demais, e a gente precisa mesmo do escuro pra tentar enxergar alguns detalhes com mais clareza. O problema é ver o mundo cor-de-rosa quando se é daltônico. Aí, enquanto você sorri para o mundo, o mundo ri de você. E foi assim, tentando fazer a coisa certa que fiz do jeito mais errado que existia. Tudo se perdeu pelo caminho e ele, que era para ser futuro, virou passado. Mas um passado difícil de ser esquecido e ruim de ser lembrado. Virou particípio. Porque podíamos ter ficado juntos. Podíamos ter dado certo. Podíamos ter casado. Podia ter sido o homem da minha vida. Verbalizar uma vontade nem sempre é gramaticalmente correto. Porque você pode conjugar um verbo no tempo errado. O que você acha que será às vezes já foi há muito tempo ou, ainda, não-era-pra-ser. Você ainda pode, seguramente, querer conjugar um verbo irregular. Mas, meu caro, debalde. Não adianta forçar sentimento. Nem para o melhor deles, que é o amor. Você, que sempre...

Meteorologia

Toda vez que chove forte, fecho a janela e cuido para que tudo que é importante pra mim esteja bem protegido. Mas às vezes, mesmo fechando tudo, os respingos acabam passando pelas frestas e molhando o que não se pode molhar. Hoje foi um dia desses. Mas faz parte da natureza o tempo virar desse jeito. O problema é ser pego desprevenido. É ver os desavisados saindo de casa sem guarda-chuva ou capa plástica, entrando na chuva pra se molhar. E durante o temporal, só se conseguia ouvir a água matando a sede de não se sabe o quê nem por que, e sentir uma ventania forte, de derrubar qualquer um.

Tato

Sempre que eu achava que tinha te encontrado eu dormia. Ou acordava. E num tempo que se desprendeu das minhas mãos, eu não conseguia mais enxergar você. Fui embora. Sem esperas, sem demoras. À busca de não-sei-o-quê encontrei com o nada. Dessalgado. Resolvi ligar a lanterna. Insensível. Frágil. A ausência sempre quebra alguma coisa.

Quando a cabeça não pensa

Ela não gosta de passar vontade, mesmo sabendo que vontade passa. Talvez a dificuldade de lidar com nãos é o que a tem feito dizer muitos sins para os seus impulsos. E nem sempre o que dá prazer faz bem pra gente. Ela sabe disso. Sabe, por exemplo, que um dia vai ter uma vontade absurda de embrulhar sua alma para presente para aquele menino. Mas os sonhos dela, de todos os tamanhos, podem não servir pra ele. E não há nada a fazer, porque amor não se troca num prazo de 30 dias, nem aceita devolução. Aí, vai dizer sim à vontade de chorar e se casar com a dor.

Paradoxo

O tempo está levando o que eu levei muito tempo para descobrir. Eu queria multiplicar você e os nossos sonhos. Passei a viver as lembranças e esquecer o presente. Passei a programar o futuro sem me dar conta do passado. Passei a nos ver em todos os romances. E passei muito tempo sozinha. É que não se vive pela metade. Nem só de esperanças. Na tentativa de ser feliz, sofri. Porque ainda que exista amor, insistir em um erro nunca será sinônimo de felicidade.